segunda-feira, 22 de julho de 2013

O que é Dinheiro?

Nosso sistema educacional, nos ensina a fazer cálculos matemáticos, ler, escrever e, de certa forma raciocinar. Aprendemos alguns fundamentos, que podemos utilizar das mais variadas formas, entretanto, não nos é ensinado a programar nossas finanças, a lidar com o dinheiro.
Por esse motivo, observamos nas estatísticas, mês a mês, uma taxa cada vez maior no endividamento das famílias brasileiras. Isso reflete a nossa falta de habilidade para lidar com ele ( $ ).
Afirmações como "o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males", "dinheiro não trás felicidade", e muitas outras são comumente jogadas quando se vê alguém economizando ou guardando um dinheirinho para o futuro.

Mas o que é o dinheiro?

Um Meio de troca
Antes do surgimento da moeda o comercio era efetuado através de escambo, de acordo com a Wikipedia "A mercadoria era avaliada na quantidade de tempo ou força de trabalho gasta para produzi-la ou até mesmo pela necessidade que o "comprador" tinha por determinada mercadoria"
Hoje, a mercadoria de troca é o dinheiro, que pode ser trocado por um produto e/ou serviço que tenhamos interesse.
Sim, isso mesmo, o dinheiro não é, e nem deve ser o fim em si, mais através dele, podemos alcançar um objetivo determinado.




Ter o dinheiro, aumenta nosso poder de barganha, aumenta nossas opções ( não acredita veja esse post Vida ruim de pobre), se você for a uma concessionária de automóveis a chance de sair com um carro melhor aumenta de acordo com a quantia que você tem para dar de entrada (embora comprar a vista tenha mais vantagens).


Resumindo, dinheiro é bom e não faz mal.