quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Agente Autônomo de Investimento (AAI)

A Bovespa projeta um crescimento do numero de investidores para os proximos 5 anos, para algo em torno 10 vezes ou, 5 milhões de investidores.

Esse crescimento do numero de investidores deve gerar uma vasta oportunidade de trabalho para os Agentes Autônomos de Investimentos, que são profissionais que podem fazer a distribuição de quais quer produtos financeiros ( ações, titulos de renda fixa, fundos, previdência, etc).

Tendo por base que atualmente o número de profissionais habilitados é da ordem de 7000 profissionais. Caso o número de investidores seja multiplicado por 5 temos ai uma grande oportunidade de crescimento na demanda por profissionais habilitados.
 
Mas quanto ganha um Agente Autônomo de Investimento (AAI)?
Segundo matéria publicada na infomoney
 
Quais os requisitos para se tornar um Agente Autônomo de Investimento (AAI)?

 Texto retirado do site http://www.distribuainvestimentos.com.br/ ligado a xp investimentos

1° passo: Fazer o exame da Ancord.

Para entrar no mercado de distribuição independente de investimentos é necessário obter a certificação de Agente Autônomo de Investimento.
O exame da Ancord acontece a cada três meses em São Paulo e a cada quatro meses nas outras capitais do Brasil. Para ser aprovado,
o candidato deverá ter no mínimo 70% de acerto.
A XP oferece, com frequência, workshops para você entender um pouco mais sobre a atividade do agente de investimento,
além de cursos preparatórios para o exame da Ancord, que pode ser realizado de forma presencial ou ao vivo pela internet.
Consulte para saber as próximas datas.

2° passo: Solicitar a autorização para exercício da atividade.

Após obter a aprovação no exame da Ancord, é necessário solicitar o certificado, pelo site: www.ancord.org.br, seguindo o caminho Agentes Autônomos > Certificação.
O processo é simples e o registro com a consequente liberação para a atividade, leva, no máximo, 15 dias. A certificação tem validade de 3 anos.
3° passo: Assinar um contrato de distribuição.
Esse é o ultimo passo para você iniciar a distribuição de investimentos. Após a autorização da atividade e nome habilitado no site da CVM,
você estará apto para assinar o contrato de distribuição com a uma corretora
 
Para nós que buscamos ai Indepêndencia Financeira, essa também pode ser uma forma de obter um rendimento extra.
Aos que já conhecem o assunto ou ja trabalham com isso, qual a perspectiva de rendimentos? Dá pra viver atualmente com essa profissão? 
 
 
 

Links úteis:

- As regras para a atuação dos agentes autônomos de investimento - instrução 497 da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
- Como tirar a certificação profissional Ancord.

Nenhum comentário:

Postar um comentário